sexta-feira, 6 de julho de 2012

PF flagra jovens que hackearam sites

Investigação da PF aponta dois adolescentes potiguares como responsáveis por invasões


A Polícia Federal no Rio Grande do Norte concluiu, no início da noite de quarta-feira, em Natal, a "Operação Pichadores Virtuais", que investiga dois adolescentes de 14 e 16 anos acusados de invadir sites de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. A operação foi deflagrada no início desta semana, com apoio da 3ª Vara da Infância e Juventude de Natal e do Ministério Público Estadual, mas não foi divulgada até então para não atrapalhar os desdobramentos da investigação iniciada há três meses. Nesses últimos dias, foi dado cumprimento às ordens judiciais expedidas pela Justiça visto que os principais suspeitos do ato infracional são adolescentes.

Segundo as investigações da Polícia Federal, os adolescentes acessavam indevidamente as páginas das vítimas, que eram diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e várias instituições privadas. Os infratores também divulgaram na internet, dados sigilosos, como informações pessoais, senhas de milhares de funcionários públicos, de usuáriosde uma conhecida rede social, de um organismo internacional e de inúmeras empresas privadas, algumas com abrangência em todo o território nacional. A ação incluiu também a exclusão de sites, alguns ainda fora do ar até o momento.

Segundo a PF, os garotos invadiam os sites, pichando-os com conteúdo relacionado à divulgação de contas de Twitters, com o objetivo de não só danificar aqueles sítios, mas, principalmente, obter fama e reconhecimento por aqueles atos. A investigação sobre as ações corria desde março, em segredo de justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário