segunda-feira, 4 de junho de 2012

Um São João seguro

Campanha objetiva reduzir número de vítimas de queimaduras no estado

Pular fogueira e soltar fogos de artifício estão entre os costumes mais praticados durante o mês de junho, época das festas juninas pelo Brasil. E não há idade: adultos, adolescentes e, principalmente crianças, correm risco de sofrer queimaduras.

Ações pretendem prevenir acidentes com o manuseio de fogos de artifício. Foto: Jaqueline Maia/DP/DA Press
No Rio Grande do Norte uma média de 15 pessoas é atendida diariamente no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel. Em junho, essa média aumenta para cerca de 30% a 40%. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros e o HWG lançaram ontem a campanha São João Mais Seguro, com objetivo de reduzir o número de pessoas com queimaduras durante as festas de São João, o mais conhecido dos santos juninos, conforme a tradição católica.

A ação tem parceria da Cruz Vermelha e da Federação Internacional dos Estudantes de Medicina do Brasil e prevê um ciclo de palestras em 40 escolas entre 4 e 6 de junho, quando se realiza o Dia Nacional de Combate a Queimaduras, e atividades educativas entre 4 e 16 de junho. O objetivo é mostrar que 90% dos acidentes poderiam ser evitados (especialmente no caso das crianças) se houvesse orientação dos pais. Outra frente vai atuar com a fiscalização no comércio e barracas de rua que vendem esse tipo de fogos. Esse trabalho caberá ao Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros (Serten). "Temos que criar a cultura preservacionista. Investir na criança é tornar um adulto mais consciente", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Elizeu Lisboa Dantas.

No caso específico das festas juninas, além das medidas para evitar queimaduras de maneira geral, como exposição a líquidos quentes, contato com a corrente elétrica e até mesmo o cano de escape da moto, a preocupação nessa época diz respeito às brincadeiras com fogos de artifício e montagem das fogueiras juninas. "Em geral recomendamos que a fogueira seja montada com pouca lenha para que tenha uma altura reduzida, que não haja fiação próxima e muito menos ao lado de mato seco", ressaltou o tenente Cristiano Couceiro, assessor de comunicação do CBM-RN, lembrando que as fogueiras são montadas principalmente nas cidades do interior. "É melhor orientar e educar o uso do que proibir. Aqui no Nordeste e em várias partes do mundo, é uma tradição secular", colocou o especialista em fogos Wellington Reis, do Bazar São Paulo.

Quando há alguma queimadura, normalmente se encaminha os feridos ao Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel. "Os acidentes com fogueira e com líquidos aquecidos são comuns no nosso dia-a-dia. Além disso, as crianças se queimam de forma muito comum com os fogos de artifício", declarou o chefe do CTQ, Edilson Carlos de Sousa. O subcomandante-geral do CBM, Otto Ricardo Saraiva, disse que a ação se concentra propositadamente antes da segunda quinzena do mês, quando ocorre a maior parte dos festejos juninos. "Os pais têm que ter cuidado com as crianças, especialmente com relação ao uso do fogo e das chamas. O ambiente doméstico também oferece riscos. Na hora de emergência, recomendamos procurar o Corpo de Bombeiros", disse ele.

O tenente Daniel Gleidson, do Serviço Técnico de Engenharia do CBM (Serten), explicou quais são os cuidados na comercialização de fogos. "Sinalização de não fumar é uma das exigências, ter pelo menos um extintor de pó químico para as emergências, e outra coisa simples: colocar os fogos em uma lona que passe do espaço da bancada ", ressaltou.

Crianças
O foco da campanha são as crianças. "Sempre que se for acender qualquer tipo de fogos houver um adulto responsável do lado, o risco de acidentes diminui bastante. A dica é jamais deixar uma criança usar fogos sozinha", colocou Wellington Reis, do Bazar São Paulo. Se sofrerem queimadura, as crianças sofrem mais nessa época do ano porque tem a pele mais fina que os adultos, normalmente as queimaduras atingem maior profundidade e maior superfície do corpo, e elas não têm habilidade para escapar do perigo.

Dicas para uso de fogos juninos

- Crianças só podem usar fogos tipo A (chumbinhos, chuvinha), adolescentes o tipo B (traques, cobrinhas), e adultos com mais de 18 anos o tipo C (rojões, bombas)

- Seguir as recomendações de uso e idade identificadas na embalagem dos fogos de artifício

- Se ocorrer alguma queimadura, lave a área afetada com bastante água corrente

- Cubra o ferimento com um pano limpo e molhado

- Leve o acidentado ao hospital de urgência mais próximo

- Nunca coloque gelo nem outros produtos caseiros (tipo creme dental, etc)

Se queimou? Saiba onde procurar ajuda
Centro de Tratamento de Queimados | HWG - (84) 3232-7523
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) - 192
Corpo de Bombeiros Militar (CBM) - 193

Nenhum comentário:

Postar um comentário