terça-feira, 12 de junho de 2012

Combate aos efeitos da seca

O município de Bodocó, no sertão pernambucano - que completa 88 anos de existência hoje - recebeu na véspera do seu aniversário a visita de dois ministros do governo Dilma Rousseff. Enquanto o ministro Garibaldi Filho esteve na cidade inaugurando mais uma agência da Previdência Social, o seu colega Fernando Bezerra Coelho, titular do Ministério de Integração Nacional, detalhou à população as medidas que o governo federal vem adotando para minimizar os efeitos da seca, que deverá ficar marcada como uma das maiores dos últimos 40 anos. Na próxima sexta-feira (15), prosseguindo a agenda de inaugurações, o ministro Garibaldi Filho entrega à população do Rio Grande do Norte uma Agência da Previdência em Caraúbas.
DivulgaçãoGaribaldi Filho inaugura agência da Previdência Social no município de Bodocó, interior de PernambucoGaribaldi Filho inaugura agência da Previdência Social no município de Bodocó, interior de Pernambuco

O ministro Garibaldi Alves Filho informou que a Previdência Social hoje paga benefícios a 29,2 milhões de pessoas e recebe contribuições de 60 milhões de segurados. A atuação da Previdência Social, sobretudo no interior, contribui para minimizar as consequências econômicas da estiagem. Em Bodocó o número de benefícios pagos chega a 6.227. O ministro comparou que o total de repasses da Previdência Social para a cidade em 2011 foi quase três vezes a mais do que o do Fundo de Participação dos Municípios. Enquanto o FPM totalizou R$ 13,1 milhões, o pagamento dos beneficios chetou a R$ 35,5.

As providências que estão sendo adotadas para combater a seca no Rio Grande do Norte - um dos estados nordestinos mais atingidos pela estiagem - também foram enumeradas pelo ministro Fernando Bezerra Coelho. Ele falou, por exemplo, da decisão do governo de acelerar as obras do PAC, entre elas a Adutora Alto Oeste e a Barragem Oiticica, ambas em território potiguar. Ele informou que a adutora se encontra em fase de conclusão e a barragem será iniciada ainda em 2012. Fernando Bezerra também destacou que o DNOCS está instalando cisternas e perfurando poços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário