quinta-feira, 12 de abril de 2012

Municípios terão retroescavadeiras

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, confirmou ontem ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, a doação de 26 máquinas retroescavadeiras  para municípios do Rio Grande do Norte. O deputado afirmou que esses equipamentos serão particularmente úteis neste período em que vários municípios enfrentam os feitos da seca.
DivulgaçãoHenrique Eduardo, líder da bancada do PMDBHenrique Eduardo, líder da bancada do PMDB

Os equipamentos serão destinados a prefeituras em diferentes regiões do estado. A distribuição das máquinas faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "Essas máquinas vão ajudar o desenvolvimento dos municípios, tanto nas cidades como na zona rural", disse Henrique Eduardo.

Os equipamentos poderão ser usados em obras de paisagismo, construção em geral, agricultura e manutenção de estradas. No contato com o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, o ministro assegurou a liberação das máquinas o mais rápido possível.

"As retroescavadeiras são um diferencial no desenvolvimento agrário dessas cidades tão carentes de apoio do governo federal. Por outro lado, a população, rural principalmente, também depende muito do apoio das prefeituras", ressaltou o líder, lembrando o papel do MDA e a importância do PAC também na realização de pequenas obras e serviços importantes para os municípios menores.

Entrega está programada para maio

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, informou ontem que a entrega das 26 retroescavadeiras no Estado vai ocorrer até o dia 15 de maio. Inicialmente chegou a ser cogitada a distribuição ainda em abril, mas por questões logísticas - o transporte tem que ser feito em carretas, cada uma com no máximo duas retroescavadeiras - teve que ficar para o próximo mês.

"Há também todo um trâmite para a entrega pelo fabricante, é preciso programar a assinatura dos termos de recebimento, estamos trabalhando para agilizar tudo isso", afirmou o delegado do MDA.

Raimundo Costa disse que essas retroescavadeiras devem ser usadas para ações de infraestrutura hídrica nas comunidades rurais. Podem ser executados trabalhos também em estradas, desde que estajam relacionados com melhorias da agricultura familiar.

Segundo Raimundo Costa, o MDA fez também a capacitação das prefeituras para o uso adequado dos equipamentos. Além disso, houve "oficinas" sobre controle social para que entidades sindicais e outras instituições da sociedade civil participem da fiscalização do uso dessas máquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário