O Ministério Público do Paraná entrou ontem com pedido de ação coletiva
contra a operadora de telefonia móvel TIM, solicitando a suspensão da
venda de novos planos até que a empresa cumpra imediatamente seis metas
estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A
Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba também pede
na ação que a empresa seja obrigada a indenizar os clientes do Plano
Infinity, desde o lançamento (em 2009) – com devolução em dobro dos
valores cobrados.
A ação se justifica com base em relatório da
Anatel que mostra que apenas num dia (08/03/2012), 8.179.142 usuários
foram prejudicados em todo o Brasil por desligamentos provocados pela
empresa, gerando um total de R$ 4.327.800,50 gastos a mais por serviços
não prestados na sua totalidade pela operadora.
Segundo a
petição do MP-PR, a operadora interrompe propositalmente as ligações
dos clientes do plano Infinity, numa proporção até quatro vezes
superior às dos clientes dos demais planos. Os desligamentos seriam
17,6 vezes superiores ao máximo permitido pela Anatel.
A empresa
também ocultou dados nos relatórios apresentados à Anatel, deixando de
fornecer dados sobre todas as chamadas habilitadas na rede, considerou
completadas chamadas que não foram realizadas e também descumpriu
regras referentes ao atendimento eletrônico – desobedecendo o tempo de
espera para atendimento dos clientes e com orientação para que os
funcionários da empresa prestem informações inverídicas aos fiscais da
Anatel.
Do Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário