quarta-feira, 11 de março de 2015

Assembleia e Congresso Regionais 2015

Estão abertas as inscrições para o Assembleia e Congresso Regionais 2015 até o dia 06 de março. Inscrições via “Meu SIGUE”. Após o ato da inscrição, imprima o boleto e envie o comprovante de pagamento para o e-mail: formacao@escoteirosrn.org.br.
Os eventos ocorrerão em Apodi/RN na E.E. Antônio Dantas nos dias 13, 14 e 15 de março.
Mais informações falar com Julio Cezar,
Telefone: (84) 3211-9447 / 8747-5411 (Oi) / 9944-0083 (TIM) / 9154-4081 (Claro) / 8826-3341
E-mail: formacao@escoteirosrn.org.br
Confira os documentos referentes ao evento:
PROGRAMA DO CONGRESSO REGIONAL 2015
Programa do Congresso Regional 2015
 
INFORMATIVO CONGRESSO REGIONAL 2015
Informativo Congresso Regional 2015
 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA REGIONAL 2015
Edital de Convocação da Assembleia Regional 2015
 
TRANSUNTO ASSEMBLEIA REGIONAL 2015
Transunto Assembleia Regional 2015

Ex-diretor relata encontros com Henrique Alves na Petrobras e na casa de Renan

67o67o6lll

Dois encontros com o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o apoio a continuidade deste na estatal foi o que motivou a citação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, em depoimento prestado pelo delator durante a investigação do “Petrolão”. Foi isso que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, relatou no pedido de arquivamento da investigação contra Henrique, aprovado na semana passada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki.

E por que houve o pedido de arquivamento mesmo tendo havido tais encontros e a formalização do apoio? Porque, no entendimento do procurador, não há como se imputar qualquer conduta que não tenha sido, meramente, política ou circunstancial de Henrique com relação ao envolvimento com os denunciados do Petrolão. Pelo menos, até o momento, não.

“Como se vê, na primeira narrativa (Paulo Roberto) trouxe conhecimento sobre dois encontros com o parlamentar em que, do que se extrai, estava no exercício das suas funções políticas, sem que dali se possa extrair nenhuma conduta supostamente ilícita. Na segunda, cita unicamente que o parlamentar estaria numa reunião (precedida e sucedida de muitos outros eventos dos quais não participa casa do senador Renan Calheiros) onde teria havido uma consolidação do apoio político ao nome de Paulo Roberto Costa para continuar em seu cargo junto à Petrobras. Igualmente aqui não há, minimamente (e de forma diversa do que se tem em relação aos parlamentares Renan Calheiros e Romero Jucá), dados acerca de conduta que possa ser tida como suspeita ou indiciária de crime de parte Henrique”, relatou Rodrigo Janot.

Esse primeiro encontro entre Henrique e Paulo Roberto Costa, conforme o ex-diretor afirmou, teria ocorrido entre 2010 e 2011, quando Henrique foi até a sede própria da Petrobras no Rio de Janeiro, para tratar da construção de uma unidade de calcificação de coque verde de petróleo em São Bernardo do Campo, São Paulo. O outro encontro foi para cobrar o andamento da ação, mas como a Petrobras sinalizou que não havia interesse nisso, Henrique não teria o procurado.

“Posteriormente, em 11.2.2015, em depoimento complementar, Paulo Roberto Costa relatou que houve proposta de ajuda de parlamentares do Senado do PMDB para mantê-lo no cargo. O assunto teria sido tratado com o deputado Aníbal Gomes, que seria um ’emissário’ do senador Renan Calheiros. O tema foi tratado ulteriormente com Renan Calheiros e Romero Jucá. Referiu, então, que houve uma reunião na casa de Renan Calheiros no Lago Sul em Brasília, momento em que estaria presente o deputado Henrique”, narrou Rodrigo Janot no pedido de arquivamento.

“No caso em comento, sem que se tire a credibilidade de todo o mais que foi dito – com elementos mais seguros – pelo colaborador em relação aos demais pontos (daí a necessidade de análise individualizada de cada um dos fatos e dos supostos envolvidos), fato é que, no entender do Procurador-Geral da República, não há como, neste momento, em face do que se tem notícia nos autos de forma concreta, dar andamento a uma investigação formal em detrimento de Henrique Eduardo Alves”, explicou Janot.

Além da fato de relevância dos depoimentos, há também de se ressaltar que não houve outros aspectos, como a falta de objetividade. “É preciso acentuar que, em nenhum momento, o colaborador trouxe dados minimamente objetivos no que se refere à eventual participação nos fatos referidos pelo deputado Henrique”, acrescentou.

CONCLUSÕES PREFACIAIS
Antes de concluir o pedido de arquivamento, Rodrigo Janot afirmou que o posicionamento atual não descarta que, no futuro, Henrique possa voltar a ser investigado. “Frise-se, não se está fazendo nenhum juízo prévio e insuperável acerca da procedência ou não de eventual participação de Henrique nos fatos em averiguação no âmbito de toda a investigação em tela. O que se impõe assentar é que, diante do que há de concreto nos autos até o presente momento, não haveria sustentação mínima para requerimento de formal de investigação”, acrescentou o parlamentar.

“É importante frisar que tais conclusões prefaciais não inviabilizam que, acaso surjam ulteriormente dados minimamente objetivos que permitam uma apuração, se retome o procedimento próprio para tal fim. Inclusive, na petição de cisão processual já se adiantou que se estaria deixando ’expresso que tal conclusão momentânea e inicial não implicará jamais em não adoção de providências para a apuração de condutas de quaisquer eventuais envolvidos’”, afirmou Rodrigo Janot, acrescentando que “não há, no presente momento, viabilidades fática e jurídica para que se dê andamento a uma investigação formal em razão do que se tem notícia até aqui em detrimento de Henrique”.

ENVOLVIMENTO
É importante lembrar que a citação envolvendo Henrique Eduardo Alves ocorreu ainda durante a campanha eleitoral de 2014, quando o parlamentar disputava o Governo do Estado contra Robinson Faria (PSD). O depoimento de Paulo Roberto Costa, que não teve seu conteúdo vazado, foram revelados apenas os nomes citados, foi decisivo, na visão de alguns, para Robinson ultrapassar Henrique e conquistar a chefia do Executivo.

Fonte: Jornal de Hoje

Escoteiros do Brasil na 3ª Conferência Nacional de Juventude


Escoteiros do Brasil na 3ª Conferência Nacional de Juventude

Na última semana, o representante dos Escoteiros do Brasil, Rafael Matias, participou do lançamento da 3ª Conferência Nacional da Juventude, que neste ano terá como tema “As várias formas de mudar o Brasil”. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, pelo secretário nacional de juventude, Gabriel Medina, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

A Conferência pretende ampliar a participação da juventude na sociedade, reconhecendo a diversidade de expressões deste segmento. “A Conferência quer reconhecer e incorporar ao debate político novas formas de participação e de expressão da juventude. Reconhecer a cultura, a arte e a produção de conhecimento da juventude como forma de fazer política”, afirmou Medina.

Segundo Rafael Matias, a Conferência “será de um momento ímpar para os Escoteiros do Brasil. Teremos a oportunidade de participar de maneira ativa nas diversas regiões do país, levando a proposta de nossa Instituição para mais jovens”.

“Temos que ter ousadia, inovação, destemor da juventude para dizer que muito vale o que foi feito, mas temos que apontar para o futuro, continuar a inclusão educacional e econômica da juventude”, finalizou Ângela Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Juventude.

Sobre a 3ª Conferência Nacional de Juventude

Em maio será iniciado o processo de organização da Conferência, com encontros municipais e estaduais até que sejam definidas propostas e escolhidos delegados para representar cada região no evento nacional. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, 800 mil jovens participaram das duas Conferências anteriores, que aprovaram, dentre outros, o Plano Juventude Viva e o Estatuto da Juventude.

Secretaria de saúde do RN alerta para a morte de 40 bois suspeitos de raiva

#Festa do Boi 2013 (Foto: Jocaff Souza/G1)
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) alerta para a morte de 40 bovinos com suspeita de raiva nos municípios de Riacho de Santana e José da Penha, na região Oeste do estado. Ainda não houve coleta de amostras para comprovação da doença através do diagnóstico laboratorial, porém o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), responsável por esta medida, já foi acionado para executá-la.

Nesta semana, a equipe da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, reuniu-se com técnicos do Idiarn para traçar estratégias de prevenção à raiva, como ações de educação sanitária junto aos criadores e a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial.

O último caso de raiva humana no RN ocorreu em 2010 e foi transmitido por um morcego, porém todos os anos são registrados casos de raiva nos animais no estado. Em 2014, foram diagnosticados 36 animais positivos para raiva no RN, sendo 17 bovinos, 15 morcegos, 2 equinos, 1 raposa e 1 cão. Esse número de bovinos positivos para raiva foi o maior dos últimos dez anos diagnosticado pelo Lacen/RN.

O Programa Estadual de Controle da Raiva da Sesap recomenda que os criadores que manipularam animais suspeitos de raiva procurem assistência médica para avaliação do risco de exposição ao vírus. De acordo com o resultado dessa avaliação, poderá ser necessária a profilaxia antirrábica. A raiva é uma doença grave e considerada 100% letal, por isso a prevenção é a única medida para a proteção da saúde humana.

Em portaria publicada em dezembro de 2014,  a vacinação contra a raiva em bovinos, equinos e outros animais domésticos de importância econômica, como caprinos, ovinos e suínos, tornou-se obrigatória em 26 municípios do estado onde já havia registro de raiva nessas espécies de animais.

Os municípios que estão incluídos na portaria são: Acari, Almino Afonso, Antônio Martins, Barcelona, Bom Jesus, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Lajes, Lagoa de Velhos, Lucrécia, Macaíba, Patu, Rafael Godeiro, Riachuelo, Rui Barbosa, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Eloi de Souza e Sítio Novo.

De acordo com essa portaria, os produtores desses 26 municípios devem comprovar a vacinação antirrábica dos animais herbívoros domésticos, assim como contra a febre aftosa nos escritórios de atendimento à comunidade e unidades locais de saúde animal e vegetal do estado.

A vacina deve ser adquirida pelo próprio criador e comprovada seguindo o calendário da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Apesar dos municípios de Riacho de Santana e José da Penha não constarem na portaria do Idiarn é recomendado que a vacinação seja realizada, devido à ocorrência de casos suspeitos de raiva em animais.

Fonte: G1 rn

PM apreende drogas, captura foragido e recupera moto

jPoliciais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) prenderam na tarde de ontem (10), na Rua José Simão da Silva, no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, Gleidson Fernando da Silva (21) acusado de tráfico de drogas. Durante um patrulhamento de rotina, a PM abordou o infrator que estava portando drogas, dinheiro fracionado, balança de precisão, máquina fotográfica e uma moto do tipo Yamara Cripton, de cor preta, sem placa, com queixa de roubo. Gleidson Fernando da Silva foi atuado em flagrante e conduzido a Delegacia de Plantão zona Sul onde ficou a disposição da Polícia Judiciária. 

No fim da tarde, Edson Clovis da Silva foi preso por policiais do 1º Batalhão de Policia Militar (1º BPM), na travessa Santo Afonso, no Paço da Pátria, em Natal. Com ele a PM apreendeu uma certa quantidade de crack. Edson Clovis da Silva já havia respondido por porte ilegal de arma de fogo. O infrator foi conduzido a Delegacia de Plantão zona Sul onde está a disposição da justiça.

A PM também capturou nesta terça-feira, Klébio Leandro Gomes da Silva, na Travessa Imperial 08, no Loteamento Jardim Progresso, em Natal. O infrator, que possuía um mandado de prisão em aberto, foi identificado e detido durante um patrulhamento de rotina. Ele foi conduzido a 9ª Delegacia de Plantão onde foram feitos os procedimentos cabíveis.

Fonte: Nominuto.com