segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

‘Brasileiros roubaram meu coração. E roubaram bem’, diz papa Francisco

Dom Orani confidenciou as palavras do Papa em uma rápida coletiva de imprensa no colégio Pio Brasileiro de Roma na tarde deste domingo

Papa Francisco visitou o Brasil no ano passado. Foto:Divulgação
O papa Francisco aproveitou a viagem de dom Orani Tempesta a Roma para mandar um recado ao Brasil: ”O Brasil tem meu carinho. Vocês são uns ladrões. Roubaram meu coração”, disse o Papa na frente de todos os cardeais. Depois de cumprimentar todos os 18, voltou até dom Orani e disse: “E como sabem roubar bem”, disse, rindo. Dom Orani contou esse episódio em uma rápida coletiva de imprensa no colégio Pio Brasileiro de Roma na tarde deste domingo.
Dom Orani disse também que volta a Roma em abril, antes do domingo de Ramos, para fazer a entrega da cruz peregrina e o ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Na ocasião, vai entregar ao Vaticano o relatório da jornada ainda sem as contas totalmente pagas. “E isso sempre é uma preocupação, mas estamos perto de resolver esse problema”, disse o cardeal, afirmando que a Igreja vai seguir fazendo campanha pedindo doações para pagar o que resta da dívida.
E quando voltar a Roma, dom Orani vai finalmente marcar a posse na igreja da qual agora, como cardeal, é bispo: a igreja de Santa Maria da Providência de Monte Verde. “O pároco e algumas pessoas da comunidade já vieram falar comigo e vamos marcar alguma coisa para esse período”, confirmou. O cardeal carioca comentou a vinda de cerca de 60 parentes do pai da vila italiana de Viile Grotti. “Algumas crianças vieram de lá e trouxeram cruzes para mandar de presente a crianças brasileiras”, contou.

Fonte:Terra

Petróleo catapulta repasses de ICMS

A intensificação das atividades ligadas à cadeia de petróleo e gás em Guamaré deverão impulsionar os repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao município em 2014. Caso as previsões se confirmem, o resultado – que seria um crescimento de 29,83% este ano, em relação a 2013 - poderá elevar Guamaré à segunda colocação no ranking estadual em arrecadação do imposto, desbancando Mossoró. Natal é a líder no ranking.

Área residencial e comercial em Natal: Enquanto Guamaré cresce, repasses à capital perdem força

O quadro de Guamaré é exceção em um contexto de dificuldades para as Prefeituras. Mesmo os maiores arrecadadores, como Natal e Mossoró, vêm perdendo força nos últimos anos, situação que poderá se agravar em 2014. Conforme análise do economista Aldemir Freire, no caso da capital potiguar, a explicação pode estar ligada a mudanças na Lei que disciplina a distribuição do imposto.
 
O economista avalia que a desaceleração nos últimos anos e a projeção de uma queda de 1,22% em 2014, para Natal, podem ter relação com a mudança na legislação de distribuição do ICMS de 2010 para cá, que alterou os critérios até então vigentes. Até 2009, o imposto distribuído aos municípios do RN tinha os seguintes determinantes: 80% do índice de participação no ICMS de cada município era composto pelo valor adicionado, que corresponde a movimentação econômica em que incide o imposto. Outros 10% desse índice levavam em conta a quantidade de pessoas do município e mais 10% eram a base para uma divisão igualitária entras as 167 Prefeituras do RN. 

Contudo, os novos critérios, vigentes a partir de 2012, ficaram em 75% de valor adicionado, 5% relacionado à população, 15% para a distribuição equitativa entre os municípios e 5% tomando por base a área territorial do município. A pedido da TRIBUNA DO NORTE, o economista Aldemir Freire calculou e analisou os valores dos repasses dos principais municípios arrecadadores do RN. Segundo ele, para o Estado, o ICMS é a principal fonte de recursos, mas para os municípios, a situação é diferente: apenas Natal, Mossoró, Guamaré e Parnamirim recebem anualmente valores superiores a R$ 50 milhões em ICMS. Esse valor pode representar 30% das receitas, como ocorre em Natal, segundo dados a Secretaria Municipal de Tributação (Semut).