terça-feira, 27 de novembro de 2012

Auto “Um Presente de Natal” agraciará as quatro regiões da cidade durante dezembro

Artistas que cantam, dançam e representam, irão contar uma história inspirada nos contos do Natal e da nossa própria cidade. Uma velha e conhecida história, contada no mundo inteiro, sob a visão de diferentes culturas e em diversas línguas, mas que possui a sua identidade preservada.

Com o incentivo da Lei Câmara Cascudo, através do Governo do RN e o patrocínio da COSERN - Grupo Neoenergia, sempre sob a direção de Diana Fontes, o auto natalino pioneiro no Rio Grande do Norte, será levado aos quatro cantos da capital potiguar.

Com texto de Cláudia Magalhães e Danilo Guanais - que também assina a trilha sonora - aborda o nascimento de Jesus associado a temas como generosidade, fraternidade e amor ao próximo, interagindo com os folguedos natalinos, herança da influência Ibérica entre nós como a marujada, reisado e pastoril.

Em 2012, pela primeira vez, em 16 anos de história, o espetáculo propõe um perfil mambembe, realizando a encenação em um caminhão customizado e saindo em cortejo como uma trupe popular. No mês de dezembro, a cada final de semana o projeto Um Presente de Natal estará pedindo licença aos senhores donos da casa para entoar cantos e loas, celebrando a data universal da união e da fundação da cidade do Natal e assim poder exaltar: Abençoado seja o Natal! Abençoada seja a nossa Natal!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

ZONA NORTE

01 e 02 de Dezembro - 20h
Conjunto Panatis
Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo
Rua João Medeiros Filho, s/n

ZONA OESTE

07 e 08 de Dezembro - 20h
Bairro Cidade da Esperança
Av. Paraíba, em frente a UPA

ZONA LESTE
22 e 23 de Dezembro - 20h
Bairro Ribeira - Largo Dom Bosco,
em frente ao Teatro Alberto Maranhão

ZONA SUL
29 e 30 de Dezembro - 20h
Bairro Ponta Negra - Ponto Sete,
Av. Engenheiro Roberto Freire, s/n

Vereadores de Natal aprovam LOA 2013 por unanimidade


Parlamentares também deliberaram prazo para entrega das emendas. Eles têm até o próximo dia 7 de dezembro para apresentar suas propostas.


Marcelo Barroso/CMN
Na segunda discussão, a LOA será apreciada juntamente com as emendas.
O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (27), por unanimidade e em primeira discussão, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2013. O orçamento estimado da Prefeitura de Natal para o próximo ano é de mais de dois bilhões de reais.

Os vereadores também deliberaram o prazo para entrega das emendas ao orçamento. Os parlamentares têm até o próximo dia 7 de dezembro para apresentar suas propostas para apreciação das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; e Finanças, Orçamento e Fiscalização. Na segunda discussão, a LOA será apreciada juntamente com as emendas.

De acordo com à Constituição, o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final da gestão legislativa, não podendo a Câmara Municipal entrar em recesso até então. O orçamento anual contempla os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Inscrições para vestibular da UERN começam na sexta-feira


A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) inicia na sexta-feira (30) o período de inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado, o conhecido vestibular, para 2013. A principal novidade é o oferecimento do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que será o 5º curso de graduação oferecido pela UERN em Natal.

"A proposta pedagógica da UERN para o BC&T prioriza a formação multidisciplinar sólida, com base científica, ao mesmo tempo em que capacita o indivíduo para assimilar, avaliar, gerenciar e empreender inovações tecnológicas que direcionam os rumos a serem tomados como estratégias de desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade contemporânea", explica a diretora do Campus de Natal, Profa. Dra. Ana Lúcia Dantas.

Segundo ela, o Campus de Natal escolheu ofertar este curso diante das demandas atuais por profissionais das áreas das ciências tecnológicas. "A UERN não pode mais adiar sua inserção na área das ciências tecnológicas. O BC&T deverá servir de embrião para ampliar o número de cursos das ciências tecnológicas na nossa Universidade", prevê. 

De acordo com a UERN, o bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional multidisciplinar e, portanto, não há uma demanda específica para o BC&T. Este profissional poderá atuar em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, em especial na área de Ciência e Tecnologia (C&T), como pesquisador, gestor e consultor; poderá trabalhar em atividades de pesquisa em Ciência e Tecnologia, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu; no comércio (vendas, gerenciamento e serviços relacionados a produtos na área de C&T ou em outras áreas que exijam a postura de um profissional formado em nível superior); empreender seu próprio negócio em C&T; ocupar cargos de tecnologista em instituições de pesquisa; fazer cursos de ensino superior preparados para funcionar como segundo ciclo formação, ou ciclo de formação específica, onde o reingresso é a única forma de acesso; e ocupar cargos de nível superior oferecidos em concursos públicos.

Na UERN, o BC&T terá duração de três anos e será ofertado exclusivamente no Campus de Natal. A UFRN e a Ufersa já oferecem esse curso desde 2007.  "O BC&T existe em todas as regiões do País e possui, hoje, mais de 10 mil estudantes matriculados em 26 cursos de graduação em algumas das melhores Universidades brasileiras", contou a professora Ana Dantas. 

Sobre a estrutura e corpo docente do novo curso, a diretora do CaN disse que a UERN deverá fazer concurso para complementar o quadro de professores e que apesar de já dispor dos laboratórios de informática, precisará de laboratórios de física, química e biologia, que deverão estar disponíveis de acordo com o cronograma das disciplinas.

As inscrições para o PSV 2013 deverão ser efetuadas, exclusivamente, via internet, acessando o portal daUERN ou no endereço eletrônico da Comperve. As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00. O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pago até o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas.

Fonte: Tribuna do Norte

Último vestibular da UFRN é considerado tranquilo pela Comperve


oão Maria AlvesComperva ainda não tem previsão da data para o resultado do vestibularComperva ainda não tem previsão da data para o resultado do vestibular
O modelo tradicional de vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) chegou a fim, agora, a expectava dos 24.495 ou 85,61% dos candidatos inicialmente inscritos, terão de esperar pelo resultado final do concurso para ingresso em uma das 3.015 vagas dos 84 cursos daquela instituição de ensino superior, a ser divulgado em janeiro de 2013.

"Vamos partir para a correção das provas, mas não temos ainda uma data definida para divulgação do resultado do vestibular", informou a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), professora Magda Pinheiro.

No terceiro dia do vestibular,  encerrado no começo da tarde de ontem,  apenas 192 candidatos faltaram a prova discursiva, totalizando 4.119 faltosos: "O  índice é considerado  normal, porque a gente trabalha na expectativa de 15%".

Outro dado que Magda Pinheiro considerou importante e demonstra que o vestibular 2012 da UFRN transcorreu dentro da tranquilidade e normalidade esperada, foi o fato de que apenas quatro anos candidatos foram eliminados nos três dias de concurso vestibular, todos porque estavam portanto celular, o que era proibido pela Comperve.

Segundo ela, no primeiro dia foram eliminados dois e um na segunda e outro ontem, que foi também foi flagrado com o celular. Para ela, é um número insignificante, diante do universo de  28.614 candidatos inscritos para o vestibular.

A servidora pública federal Amália de Faria esperava a filha que fez vestibular para Medicina, embora já esteja cursando faculdade de Jornalismo, na UFRN. "Ela viu que amava o jornalismo, mas não para atuar, ela achava Medicina uma profissão bonita e sempre viu com bons olhos a Medicina porque pode atuar e atuar mais próximas das pessoas", disse a mãe da vestibulanda.


Amária de Faria disse, ainda, que a filha "tem fé" na aprovação do vestibular, mas fazendo a ressalva que só estudou seis meses em cursinho - "o que é muito pouco" - para um vestibular de Medicina, por ser o  curso mais concorrido da UFRN, que tem 50 vagas e 3.622 candidatos, o que dá 72,44 candidatos disputando uma vaga.

A estudante do IFRN de Pau dos Ferros, onde faz o curso de Alimentos, Tayna Rego disse que também fez o vestibular pela primeira vez, para medicina, e tinha muita fé num bom resultado, até porque considerou que se saiu bem na prova discursiva: "Todas as questões estavam boas, resumidas e explícitas para os concursados, quem estudou fez uma boa prova". 

Candidatos que participaram do vestibular a primeira vez, também fizeram "mais por experiência", como foi o caso de Vitor Rafael de Azevedo Medeiros, 20 anos, que está tentando uma vaga para o curso de licenciatura de Música.

Ele disse que "estudou pouco" para o vestibular, assim mesmo considerou que o melhor dia de prova foi o primeiro, o domingo.

Elaine Romeida Maia, 16 anos, também se submeteu ao primeiro vestibular da UFRN. "Renunciei a tudo para estudar, inclusive à noite", disse ela, confiante, porque também acha que realizou "uma boa prova de redação", que normalmente é que mais elimina candidatos, embora o tema, "redes sociais" na internet, tenha muito a ver com a juventude atual.

Números do vestibular 2012 da UFRN

28.614 candidatos inscritos 
24.495 candidatos fizeram provas
4.119 candidatos faltosos
14,39% é o percentual de faltosos

(Fonte - Comperve)