quarta-feira, 24 de julho de 2013

Vice-prefeita de Natal visita sede dos Escoteiros do Rio Grande do Norte

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria esteve nesta terça-feira (23/07) visitando a sede do escritório regional dos Escoteiros do Rio Grande do Norte.
A convite do diretor presidente da instituição, Ivan Alves Nascimento, Wilma recebeu uma homenagem dos 8 mil membros que fazem a região escoteira local. Uma placa de honra ao mérito, por todos os relevantes serviços prestados e apoio ao Movimento. O projeto Escotismo nas Escolas que é executado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura foi implantado no RN em 2007. Na época a então governadora do Estado, hoje vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria foi uma grande parceira. Assinou o convênio para o projeto ser implantando em todas as escolas da rede estadual de ensino. Auxiliando também na expansão  do número de associados, que em 2006 era 1600 e atualmente já conta com aproximadamente 8 mil estudantes escoteiros. Atualmente o Escotismo nas Escolas elevou o Rio Grande do Norte a Estado modelo para outras regiões escoteiras da Federação, que já implantam o projeto em seus Estados.

A vice-prefeita também renovou sua promessa, realizada em 2007, ao receber das mãos do diretor presidente Ivan Alves um lenço escoteiro. Momento de grande emoção.
Os Escoteiros do Rio Grande apresentaram a gestora um vídeo institucional e o projeto do Centro Escoteiro da Juventude. Um espaço que está sendo adquirido pelos Escoteiros do RN, que servirá para realização de atividades de caráter educacional, ambiental, social e de apoio ao jovem. Que acolherá jovens e seus familiares, escoteiros e pessoas da comunidade, alunos das escolas públicas e particulares, além de educadores, e instituições que trabalhem diretamente para o desenvolvimento sadio de crianças e jovens. Wilma de Faria ficou encantada com o projeto e prometeu unir esforços para contribuir com a realização desse projeto. Pois segundo ela, “acredita muito no resultado do trabalho realizado pelo Escotismo, para os jovens que vivem hoje num mundo onde o uso de drogas e a violência são uma triste realidade, o Movimento Escoteiro e seu projeto educativo surgem como uma esperança de prevenção para estes males” – conclui.

Na reunião estavam presentes sua equipe de assessores, a diretoria e funcionários da instituição, além de membros do Movimento Escoteiro e jornalistas.
Confira algumas fotos desta visita.

15º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária

15º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária  
15º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, popularmente conhecido como MutCom, é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade, em especial as comunidades abrangidas pelos Grupos Escoteiros espalhados em todo o território nacional. A atividade acontecerá no período entre 07 de setembro e 05 de outubro de 2013.
O MutCom é uma oportunidade de proporcionar aos jovens atividades de serviço - que exerçam a função de estimular seu envolvimento com a comunidade, no intuito de promover a formação do indivíduo que queremos entregar à sociedade.
Inspirados no tema dos Escoteiros do Brasil para 2013: Água, o mundo que queremos, com o objetivo de também reforçá-lo através de atividades práticas e ainda atentos às oportunidades que o contexto demarca através da instituição de 2013 como o Ano Internacional da Água pela UNESCO, o 15º MutCom trará como temática os aspetos de saúde e higiene relacionados à água.
Assim, em 2013 a proposta é trabalhar a água através da perspectiva de saúde pública e higiene, alternando o foco que possivelmente será dado em razão do MutEco, complementando-o e dando um sentido sistêmico à temática anual dos Escoteiros do Brasil, fortalecendo seu portfólio de ações e oferecendo aos nossos jovens atividades atraentes e variadas. 
Acesse o site da atividade e tenha acesso às fichas de atividades elaboradas pela Equipe Nacional MutCom, bem como um tutorial sobre o preenchimento de relatórios, informações sobre a aquisição de distintivos, notícias e muito mais.

Programação escoteira na JMJ

Programação escoteira na JMJ
Confira abaixo a programação das atividades escoteiras na Jornada Mundial da Juventude. A coordenação dos Escoteiros do Brasil na Jornada Mundial da Juventude preparou também uma página no Facebook com mais informações. Clique aqui para conferir.


Abertura da JMJ reuniu cerca de 1 milhão de pessoas na Praia de Copacabana



Foto: Brasil 247

A missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude reuniu cerca de 1 milhão de fiéis na Praia de Copacabana na noite de hoje (23), divulgou a organização do evento católico. Pela estimativa da Polícia Militar, a cerimônia religiosa contou com a presença de 400 mil pessoas.
Um vento frio e uma chuva fina não diminuíram o ânimo dos fiéis. Eles acompanharam toda a celebração e participaram da comunhão. De acordo com os organizadores, cerca de 600 mil hóstias foram distribuídas. O final da celebração, por volta das 21h, foi um dos momentos em que a chuva ficou mais intensa. Para se proteger, a maior parte dos jovens recorreu a capas, muitas vendidas por ambulantes que circulavam entre os peregrinos.
Após a missa, os Correios lançaram o selo comemorativo da visita do papa Francisco. Ele traz o rosto do pontífice ao lado da paisagem do Rio de Janeiro, além da bandeira brasileira e do símbolo da JMJ. O secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, representou o papa no lançamento do selo. Ele estava acompanhado do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, e do presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Wagner Pinheiro de Oliveira. Ao deixar a Praia de Copacabana, os fiéis enfrentaram filas para embarcar nos ônibus e nas estações do metrô, onde os trens partiam lotados.

Médicos suspendem atendimento no RN e reforçam críticas ao Governo Federal


Cerca de 200 pessoas participaram, entre médicos, residentes e estudantes. Foto: José Aldenir
Cerca de 200 médicos, residentes e estudantes saíram às ruas na manhã desta terça-feira (23) para protestar contra às medidas apresentadas pelo Governo Federal, como o Programa Mais Médicos e os vetos da presidenta Dilma .Rousseff, ao Ato Médico, que normatiza o exercício da Medicina. Além disso, os profissionais reivindicam por melhores condições de trabalho, como forma de fixar os médicos no interior. O ato de hoje faz parte da Greve Nacional dos Médicos e, segundo o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), o atendimento ambulatorial nas unidades de saúde e os procedimentos eletivos estão suspensos e a recomendação é que apenas os serviços de urgência e emergência estejam funcionando.
A caminhada saiu da sede do Sindicato dos Médicos em direção ao calçadão da rua João Pessoa. Com gritos de ordem contra a presidenta Dilma, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, e a governadora Rosalba Ciarlini, os profissionais médicos pretendem intensificar os protestos nos próximos dias. Segundo o calendário nacional de enfrentamento ao Governo Federal, nos próximos dias 30 e 31, haverá uma nova greve nacional. Nos dias 8 a 10, serão três dias de paralisação, que coincidirá com o Encontro Nacional das Entidades Médicas.
O presidente do Sindicato dos Médicos no RN, Geraldo Ferreira Filho, explicou que o protesto acontece em nível nacional contra o Programa Mais Médico, que segundo ele é “a maior fraude jurídica que o país já presenciou, pois explora mão de obra, fazendo de conta que está ensinando, prometendo, depois de três anos, dar um diploma a um suposto estudante, que na verdade está fazendo assistência à população”.
Geraldo reitera que a classe médica é contrária à ampliação de mais dois anos na graduação de Medicina, bem como a importação dos médicos estrangeiros sem revalidação. “O governo quer colocar esses médicos em locais de trabalho onde eles não podem reclamar das condições e nem possam pedir para ir para outro local, sob pena de serem devolvidos para seus países. Isso é trabalho escravo. A medida é toda equivocada e traz um prejuízo enorme, não apenas à Medicina, mas à assistência pública brasileira”.
Geraldo Ferreira considera que a saúde no Rio Grande do Norte passa por um processo de degradação da assistência, que supera a realidade dos outros estados. “Está na hora de uma cobrança maior e mais efetiva de priorização da saúde, porque o povo está desassistido e a linguagem do Governo é de desativação de unidades. A única proposta que vemos é de fechar seis hospitais regionais e isso vai promover o caos generalizado na saúde pública”, destacou.
“A única voz que tem ido para a rua gritar, protestar e exigir saúde pública de qualidade é a voz dos médicos. A população exigiu muito saúde pública de qualidade padrão FIFA, mas não conseguiu materializar essa proposta. Os médicos estão na rua materializando essa proposta. As outras categorias estão acomodadas e o paciente que está sofrendo nos corredores dos hospitais está sem voz. Somos a voz dessas pessoas e não vamos nos calar, enquanto não melhorarmos a saúde brasileira”, destacou.
O Rio Grande do Norte passa por uma crise na saúde pública sem precedentes. A pediatria é considerada uma das áreas mais críticas. Durante o protesto de hoje, as pediatras Mylena Lima Bezerra e Ana Karina da Costa Dantas, que trabalham no Hospital Pediátrico da UFRN (Hosped) se somaram às outras profissionais e também reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais dignos para os pediatras.
“Pediatras existem sim, o grande problema é que os pediatras não são valorizados. Infelizmente é uma categoria médica que tem uma remuneração relativamente baixa, se comparada com as demais especialidades médicas, pois somos médicos exclusivamente clínicos e não temos outros tipos de remuneração além da consulta médica. Isso desvaloriza a nossa profissão e faz com que muitos de nossos colegas abandonem a pediatria”, afirmou a pediatra Ana Karina da Costa Dantas.
A pediatra Mylena Lima Bezerra considera que uma das soluções para o problema seria o Governo Federal incluir os pediatras no programa Estratégia da Saúde da Família, uma vez que a demanda de crianças é muito grande. “Não é só uma questão de remuneração, mas de condições de trabalho, pois vemos muitas unidades de saúde que não tem pediatras, pois eles pediram exoneração por se recusarem em trabalhar em péssimas condições de trabalho”. A médica também criticou o Programa Mais Médico, do Governo Federal. “O Programa vem querer tapar o sol com a peneira, pois o problema é falta de estrutura básica nas unidades de saúde, para que o profissional se sinta atraído a permanecer no interior. O governo quer mascarar o problema da saúde responsabilizando uma categoria”.
A estudante do 12º período de Medicina da UERN, Constance Otoni, disse que o sentimento de tristeza e de indignação persiste entre os estudantes e residentes, porque, segundo ela, o Governo não escuta as reivindicações da classe médica. “As medidas são arbitrárias e em nenhum momento a classe médica foi consultada. Persistem os erros do Governo. O nosso grande problema é a atenção básica e é necessária uma política para fixar o profissional nessa atenção básica. Pois uma atenção básica de qualidade vai desafogar os grandes hospitais, mas hoje a atenção básica está falida. Nós não estamos sendo ouvidos pelo Governo, mas precisamos estar nas ruas para informar o povo e não consentir com o que o Governo tem feito com a gente”, destacou a estudante de Medicina.

Dominguinhos morre em São Paulo aos 72 anos

São Paulo (ABr) - O sanfoneiro, compositor e cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, morreu ontem, às 18h, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 13 de janeiro, quando foi transferido do Hospital Santa Joana, no Recife.

Dominguinhos, que estreou em um disco de Luiz Gonzaga, lutava há sete anos contra um câncerDominguinhos, que estreou em um disco de Luiz Gonzaga, lutava há sete anos contra um câncer

A morte do cantor de 72 anos foi confirmada pelo Sírio-Libanês, que emitiu a nota de falecimento às 19h50. Dominguinhos passou mal poucos dias após show, em 13 de dezembro, em homenagem a Luiz Gonzaga, na cidade de Exu (PE). Sua penúltima apresentação foi realizada em Natal, ao lado de Elba Ramalho, no dia 1º de dezembro, no Forró da Lua.

Dominguinhos lutava contra um câncer no pulmão havia mais de sete anos, e quando foi internado no Recife em 17 de dezembro do ano passado, com início de pneumonia, sofreu oito paradas cardíacas e chegou a passar quase cinco minutos com coração sem bater – o artista foi transferido para São Paulo no dia 13 de janeiro.

 Em março, os filhos de Dominguinhos divergiam sobre seu estado de saúde. Enquanto o mais velho, Mauro Moraes, afirmava que o sanfoneiro estava em coma irreversível, outra filha, a também cantora Liv Moraes, dizia que o pai ainda tinha momentos de consciência.

Os dois brigam na Justiça pelo controle dos bens de Dominguinhos. Na disputa antecipada por sua herança, de um lado estava Mauro e do outro a ex-mulher Guadalupe Mendonça e a filha Liv. Elas acusavam Mauro de ter “se apossado” do apartamento do pai em São Paulo, e de proibi-las de entrar na residência. Guadalupe possui uma procuração para administrar os bens do ex-marido desde 1994.

Carreira

Dominguinhos tinha mais de  50 anos de carreira – sua primeira gravação foi aos 16 anos, em um disco de Luiz Gonzaga. Colecionou prêmios, entre eles o Grammy Latino de Melhor Disco Regional, em 2002, com Chegando de Mansinho; o Prêmio da Música Brasileira, conquistado em 2008; e o Prêmio Shell de Música, em 2010.

Entre suas composições mais conhecidas estão De Volta pro Aconchego, Isto Aqui Tá Bom Demais, Gostoso Demais (parcerias com Nando Cordel), Abri a Porta (com Gilberto Gil), Quem Me Levará Sou Eu (com Manduca), Eu Só Quero Um Xodó e Tenho Sede (ambas com Anastácia).

Selo em homenagem ao papa Francisco é lançado

O selo traz, em primeiro plano, a imagem do papa com um gesto de emissão de benção. Ao fundo, a vista da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor.
Selo - Jornada Mundial da Juventude-2013s-okOs Correios lançaram selo em homenagem à visita do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O lançamento ocorreu na Praia de Copacabana, ao final da missa de abertura da jornada, celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.
O selo traz, em primeiro plano, a imagem do papa com um gesto de emissão de benção. Ao fundo, a vista da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor, símbolo escolhido para esta edição da JMJ. As cores verde, azul e amarela, usadas para compor a marca do evento, estão presentes na natureza da cidade e na bandeira brasileira. Acima da bandeira, a logomarca oficial da JMJ Rio2013.
A arte do selo foi feita por Fernando Lopes, que usou a técnica de aquarela sobre papel na confecção da ilustração. Segundo os Correios, serão emitidos 1,2 milhão de selos, vendidos a R$ 1,80 cada.
As peças podem ser compradas pela loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline), pela agência de vendas a distância (centralvendas@correios.com.br) ou nas agências dos Correios.