quarta-feira, 29 de maio de 2013

Prazo para pagamento de taxa do Enem termina hoje

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília- Termina hoje (29) o prazo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pagarem a taxa de inscrição de R$ 35. A inscrição só é confirmada após o pagamento, que deve ser feito no Banco do Brasil.
Até a tarde de ontem (28), 2 milhões inscritos ainda não tinham efetuado o pagamento. Esta edição do Enem teve 7.834.024 milhões de inscritos. Mais de 65% dos inscritos estão isentos da taxa de inscrição.
Levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que quase 90% dos estudantes concluintes do ensino médio se inscreveram no Enem. A estimativa é que, em 2013, o número de concluintes seja de 1,8 milhão de alunos. Desses, 1,6 milhão fez a inscrição no exame .
As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada, por exemplo, para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em estabelecimentos privados de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. De acordo com o balanço do MEC, 849 mil inscritos solicitaram a certificação.
Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Presidenta Dilma participa nesta segunda-feira da entrega de retroescavadeiras em Natal

A presidenta Dilma Roussef cumprirá agenda no RN nesta segunda-feira, 03 de junho, às 11h, na Escola de Governo (Centro Administrativo), em Natal. A gestora participará da solenidade de entrega de 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras para municípios que sofrem com os efeitos da seca e que ainda não foram contemplados nas etapas anteriores.
A programação completa será divulgada em breve.
Confira as cidades que receberão uma retroescavadeira e uma motoniveladora: Acari, Assú, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Areia Branca, Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Equador, Felipe Guerra, Florânia, Francisco Dantas, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Ipueira, Itaú, Jaçanã, Janduís, Januário Cicco, Japi, Jardim de Piranhas, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jundiá, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Mossoró, Ouro Branco, Paraná, Paraú, Parazinho, Passagem, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pilões, Poço Branco, Porto do Mangue, Presidente Juscelino, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Seridó, São Bento do Trairí, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Rafael, São Vicente, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Várzea e Viçosa.
Confira agora as cidades que receberão uma motoniveladora: Afonso Bezerra, Apodi, Baraúna, Bodó, Caiçara do Norte, Campo Grande, Caraúbas, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itajá, Jandaíra, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Nova Cruz, Olho d’Água dos Borges, Parelhas, Passa e Fica, Pedra Grande, Pedro Avelino, Pendências, Portalegre, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Touros, Umarizal, Upanema, Venha Ver e Vera Cruz.

Nota de falecimento de Erineide Galvão






Em dez anos, RN reduziu trabalho infantil em 20%

O Rio Grande do Norte está na lista dos dez Estados brasileiros que mais conseguiram reduzir, entre os anos de 2000 e 2010, o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há três anos, apontava a existência de 43.304 pessoas com idade entre 10 e 17 anos trabalhando. Em 2000, esse número era 20% maior, ou seja, no início daquela década, existiam 54.747  jovens trabalhando.
Adriano AbreuBruno tem 18 anos, mas trabalha desde garoto, ajudando a desarmar barracas em uma feira livreBruno tem 18 anos, mas trabalha desde garoto, ajudando a desarmar barracas em uma feira livre

Para o analista do IBGE/RN, Ivanilton Passos, dois fatores podem explicar essa diminuição dos números: as políticas públicas desenvolvas pelo Governo Federal e a redução da população jovem. “Os programas sociais, especialmente aqueles que incentivam a manutenção das crianças nas escolas bem como a redução da taxa de fecundidade são fatores que explicam a redução do trabalho infantil”, colocou.

Apesar dos números apontarem a redução do trabalho infantil no Estado, alguns municípios potiguares registraram aumento desse índice. É o caso de Touros, localizado a 87 quilômetros de Natal. Lá, o IBGE aponta que houve um aumento de 17% no número de jovens em situação de trabalho infantil [confira box].

Em 2010, Natal era a cidade com o maior número de crianças e adolescentes trabalhando em várias atividades, entre elas, comércio, reparação de veículos automotores e até mesmo na agricultura, pecuária e pesca. O estudo do IBGE aponta que houve no número do trabalho infantil na capital, no entanto, é fácil comprovar que muitas crianças natalenses ainda vivem a realidade do trabalho infantil. É o caso do menino F.S., 14 anos. Na tarde de ontem, o adolescente limpava os vidros dos carros que paravam no semáforo localizado em Igapó. “Chego aqui umas 9h e fico até o início da noite”, avisou. Por cada dia de trabalho, ele recebe cerca de R$ 30,00.

Perto dali, o jovem Bruno Silva, 18 anos, ajuda o irmão a desarmar as barracas de uma feira livre. Bruno conta que trabalha no local há muitos anos. “Trabalho aqui, junto com meu irmão mais velho, mas tenho tempo de ir à escola também”, avisou. Segundo os dados o IBGE, das 43.304 crianças e adolescentes que trabalham no Estado, 2.018 não frequentam a escola. “Dificulta a ida à escola o envolvimento com afazeres domésticos e a dificuldade de acesso ao local”, analisou Ivanilton Passos.

Para o pequeno F.S., a escola atrapalha o trabalho. “Achei bom que a escola entrou de greve. Pelo menos assim eu tenho mais tempo de ficar ganhando dinheiro”, disse.

Polícia prende 14 pessoas em operação contra tráfico de drogas no Alto Oeste do RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou operação desde o início da manhã desta quarta-feira (29), no Alto Oeste do Estado. A operação, batizada "Elefante Branco", prendeu 14 pessoas por suposto envolvimento com o tráfico de drogas no interior potiguar. A Polícia Civil vai apresentar balanço da operação ainda nesta quarta-feira (29).
A investigação foi coordenada pelo delegado Inácio Rodrigues da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros (4ª DRPC). Os presos são apontados por abastecer o comércio de drogas na cidade de Pau dos Ferros.
Os policiais civis cumpriram 22 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão. Além disso, também foram efetuadas prisões de acusados em flagrante delito, por porte de droga. Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu ainda drogas (cocaína, crack e maconha), celulares, duas motos e dinheiro.
Na ação foram presos Frank Mateus Avelino Costa, 21 anos, um adolescente de 16 anos, Samário Maurício de Souza, 22, Marcelo Coutinho Silva, “Marcelo de Zita”, Edson Damião Nogueira Diniz da Silva, 22, Edinaldo de Assis Brito, 23, Francisco Cássio de Souza, 24, Francisco Tiago da Silva, 28, Luana Vanessa Medeiros de Oliveira, 19, Vinícius de Andrade, 22, Edson Alves Brito, Maria Ivoneide de Oliveira, 38 e José Jacinto Martins de Oliveira, 45.

O trabalho policial contou com o apoio de equipes que vieram de Natal, Mossoró e Apodi, além do apoio operacional do helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Segurança Pública do RN. Ao todo 16 delegados e 100 agentes participaram da Operação Elefante Branco.