sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Selecionados no Sisutec têm até hoje para fazer matrícula

Hoje (8) é o último dia de matrícula para os selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Quem perder o prazo, perde a vaga.

A lista dos selecionados está disponível no site do Sisutec. Nesta edição, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S (que inclui instituições como Sesi, Senac, Senai e Sesc).

Para se inscrever, o candidato precisava ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar 0 na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.

As vagas que não forem preenchidas no período de matrícula serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. Nessa etapa, o preenchimento será por ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga.

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.

'Pervertido', diz delegado sobre idoso preso por aliciar crianças no RN


Segundo a polícia, suspeito tem 67 anos, é comerciante e administrador de um site pornô (Foto: Wellington Guedes/G1)
O comerciante de 67 anos suspeito de aliciar sexualmente crianças entre 8 e 10 anos no litoral Sul do Rio Grande do Norte se negou a prestar depoimento formal à polícia. O idoso foi preso na manhã desta quarta-feira (6) na cidade de Tibau do Sul. Entretanto, segundo o delegado Wellington Guedes, o suspeito falou informalmente sobre as denúncias, negou ter cometido os crimes, mas admitiu ser administrador de uma página na internet na qual anuncia produtos eróticos e vende vídeos pornôs. O site foi retirado do ar. Uma filmadora e vários DVDs foram apreendidos. "Ele é um pervertido", disse o delegado ao G1.
Por orientação do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso o nome do comerciante não pode ser divulgado. A polícia informou apenas que ele é natural de Maringá, no Paraná, e durante 20 anos morou na Suíça.

De acordo com Guedes, parte das gravações que estavam na filmadora já foi analisada. "Tem mais de uma hora de filme. É um trabalho amador, onde ele aparece fazendo sexo com mulheres e usando objetos para alongar o próprio pênis. Ele amarra pesos e levanta até 20 quilos com o órgão", revelou o delegado.

"As imagens também mostram que ele gostava de filmar crianças. Pelo menos quatro menores aparecem nas gravações que ele fez em uma praça. Não há cenas de crianças nuas ou dele fazendo sexo com menores, mas acreditamos que ele filmava meninas e meninos como se estivesse escolhendo as vítimas que iria levar para a casa dele. Lá, ele assistia filmes pornôs na frente delas", acrescentou. 

É um crime que não tem fiança. Ele vai ficar preso até ser julgado"
Wellington Guedes,
delegado 

O delegado confirmou que irá indiciar o idoso por crime de aliciamento de menores para fins libidinosos. A pena, de acordo com Guedes, é de 1 a 3 anos de prisão. "É um crime que não tem fiança. Ele vai ficar preso até ser julgado", afirmou.
Prisão
O comerciante foi detido em casa na manhã desta quarta-feira (6). O mandado de prisão temporária foi expedido pela juíza Ana Karina de Carvalho Carlos da Silva, titular da Vara Única da Comarca de Goianinha.

O delegado Wellington Guedes, titular da Delegacia da Goianinha, disse que as investigações tiveram início há dois meses após denúncias feitas por familiares das vítimas. "Ele costumava aliciar crianças entre 8 e 10 anos de idade, abordando as vítimas na rua e oferecendo doces para que as elas fossem até a casa dele. Já dentro do imóvel, ele assistia filmes pornográficos na frente das crianças", afirmou.

Fonte: G1 RN

Arsep multa empresa de energia eólica em R$ 652,63 mil no RN

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (Arsep) publicou decisão multando três parques eólicos da empresa Brasventos em valores que somam R$ 652.631,40. De acordo com a Arsep, os parques da empresa já deveriam estar em funcionamento há cerca de quatro meses e o motivo das multas de mais de meio milhão de reais é o descumprimento por parte da empresa dos prazos para apresentação de relatórios que comprovem o andamento da implantação dos parques dentro dos prazos previstos. Os parques eólicos da Brasventos que foram multados são Rei dos Ventos 1 e Rei dos Ventos 3, ambos localizados em Galinhos, e Miassaba 3, localizado em Macau. Os valores das multas foram publicados no Diário Oficial do Estado.

Parque eólico Miassaba 3, em Macau: empreendimento é um dos que são citados pela Arsep 
Parque eólico Miassaba 3, em Macau: empreendimento é um dos que são citados pela Arsep

A Arsep  é ligada ao Governo do Estado e realiza o monitoramento das atividades e a fiscalização dos parques eólicos implantados e em instalação no Rio Grande do Norte por meio de um convênio de cooperação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão da Arsep é a primeira instância do processo e a empresa tem um prazo de 30 dias para recorrer junto à Aneel.

Segundo o diretor presidente da Arsep, Luiz Eduardo Farias, o motivo das multas a Brasventos é a falta da apresentação de relatórios sobre o funcionamento dos parques que comprovem o cumprimento dos prazos de implantação dos empreendimentos dentro dos prazos previstos, que teriam expirado há cerca de quatro meses.

“Esses parques já deveriam ter entrado em funcionamento, mas a empresa não apresentou nenhuma razão para eles ainda não estarem operando. Nós sabemos que os parques estão prontos, tem linha de conexão e tudo. Mas a empresa alega que estavam em fase de teste. Ainda que estejam em teste, a empresa deveria informar sobre a fase em que está a implantação dos parques”, explicou Farias.

Até agora, além das três multas da Brasventos, outras cinco foram aplicadas em parques eólicos no Rio Grande do Norte. “Os motivos das multas anteriores também foram por pequenos atrasos, falta de dados ou informações que não batem, mas não são coisas graves”, disse o diretor presidente da Arsep.

Antes de multar, a Agência Reguladora utiliza outros recursos, fazendo recomendações às empresas para que adotem determinado procedimento. “A multa é usada como última instância. Primeiro nós pedimos que a empresa de enquadre”, comentou Luiz Eduardo Farias.

Empresa
A Brasventos informou através de sua assessoria jurídica que em seu entendimento “inexiste amparo legal para a aplicação da referida multa” e que pretende recorrer à diretoria da Aneel para reverter a situação.

Ainda conforme a assessoria jurídica da empresa, diferente do que informou a Arsep, os parques estão prontos e entraram em operação comercial desde 13 de maio de 2014. A companhia declarou ainda que, no que se refere à informar a Arsep sobre o andamento do funcionamento dos parques durante o período de testes, o entendimento da empresa “é diverso do da Arsep”.

O RN possui hoje 46 parques eólicos em operação, gerando 1,13 GW. É o estado com o maior número de parques em operação e o que gera mais energia eólica no país. Outros 37 empreendimentos estão em construção e quando concluídos deverão gerar mais 1,05 GW. Há ainda outros 66 parques outorgados, mas que ainda não tiveram as obras iniciadas. Eles somarão mais 1,75 GW de energia eólica no Estado.

Número
46 é o total de parques eólicos em operação no RN, Estado com o maior número de parques e o que gera mais energia eólica.
 
Fonte: Tribuna do Norte