sexta-feira, 24 de junho de 2016

RN é o maior gerador de energia eólica do Brasil, aponta IBGE


Parque eólico em Cerro Corá  (Foto: Canindé Soares)
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil. É o que aponta o estudo ‘Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território’ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, o estado é responsável por mais de 30% da energia eólica produzida no país. O estudo também revela que o RN também é o maior produtor de petróleo de toda a região nordeste.

Segundo o IBGE, a região nordeste é responsável pela maior parte da produção eólica no país. O RN, com 31,3% é seguido pelo Ceará (23,4%) e o interior da Bahia (16,9%). Ainda de acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira (23), apesar de ter crescido 461% entre 2010 e 2014, a energia eólica representa apenas 2,1% da matriz energética brasileira.

Além de informações do IBGE, o estudo utilizou dados do Ministério de Minas e Energia,
da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional
de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema (ONS), Agência Nacional de Energia
Elétrica (ANEEL), da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Natural
(ABEGÁS) e das Agências Reguladoras de Energia dos estados de São Paulo e Rio de
Janeiro.

Petróleo
O estudo também apresentou dados sobre a produção nacional de petróleo. O Rio Grande do Norte foi apontado como o maior produtor na região Nordeste e 4º maior produtor do Brasil, com 20.961,95 barris produzidos, o que representa 2,55% do total brasileiro. A produção potiguar de petróleo só fica atrás de Rio de Janeiro (68,44%), Espírito Santo (16,28%) e São Paulo (7,20%).

Além do destaque na produção geral, o Rio Grande do Norte também acumula os postos de 2º maior produtor de óleo combustível do país, atrás apenas da Bahia e possui o maior número de poços produtores de petróleo terrestres do Brasil, com 47,2% da média nacional.

Fonte: G1 RN

Cinco pessoas são baleadas na noite desta quinta em Mossoró

Cinco pessoas foram baleadas na madrugada desta sexta-feira (24) em Mossoró, na região Oeste do Estado. Segundo a Polícia Militar, foram duas ocorrências, uma por volta das 2h30 e outra que aconteceu às 4h, aproximadamente. Todas as vítimas foram socorridas para o Hospital Tarcísio Maia.

De acordo com o subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Maxmiliano Luiz, o primeiro caso aconteceu nas proximidades da Estação das Artes. Acredita-se que um desentendimento por causa de ciúmes pode ter sido a motivação do tiroteio, que deixou três pessoas baleadas, sendo dois homens e uma mulher. 

Após atirar, os suspeitos fugiram num veículo HB20, em direção ao bairro Belo Horizonte. Eles ainda chegaram a ser perseguidos pela polícia, mas conseguiram escapar.  

Já na segunda ocorrência, duas pessoas foram feridas próximo ao Colégio das Irmãs, na avenida Alberto Maranhão. Enquanto os policiais socorriam as vítimas, populares apontaram dois possíveis suspeitos, que foram perseguidos e detidos pelos policiais.

A dupla foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil, mas foi liberada por falta de provas.