quarta-feira, 24 de julho de 2013

Dominguinhos morre em São Paulo aos 72 anos

São Paulo (ABr) - O sanfoneiro, compositor e cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, morreu ontem, às 18h, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 13 de janeiro, quando foi transferido do Hospital Santa Joana, no Recife.

Dominguinhos, que estreou em um disco de Luiz Gonzaga, lutava há sete anos contra um câncerDominguinhos, que estreou em um disco de Luiz Gonzaga, lutava há sete anos contra um câncer

A morte do cantor de 72 anos foi confirmada pelo Sírio-Libanês, que emitiu a nota de falecimento às 19h50. Dominguinhos passou mal poucos dias após show, em 13 de dezembro, em homenagem a Luiz Gonzaga, na cidade de Exu (PE). Sua penúltima apresentação foi realizada em Natal, ao lado de Elba Ramalho, no dia 1º de dezembro, no Forró da Lua.

Dominguinhos lutava contra um câncer no pulmão havia mais de sete anos, e quando foi internado no Recife em 17 de dezembro do ano passado, com início de pneumonia, sofreu oito paradas cardíacas e chegou a passar quase cinco minutos com coração sem bater – o artista foi transferido para São Paulo no dia 13 de janeiro.

 Em março, os filhos de Dominguinhos divergiam sobre seu estado de saúde. Enquanto o mais velho, Mauro Moraes, afirmava que o sanfoneiro estava em coma irreversível, outra filha, a também cantora Liv Moraes, dizia que o pai ainda tinha momentos de consciência.

Os dois brigam na Justiça pelo controle dos bens de Dominguinhos. Na disputa antecipada por sua herança, de um lado estava Mauro e do outro a ex-mulher Guadalupe Mendonça e a filha Liv. Elas acusavam Mauro de ter “se apossado” do apartamento do pai em São Paulo, e de proibi-las de entrar na residência. Guadalupe possui uma procuração para administrar os bens do ex-marido desde 1994.

Carreira

Dominguinhos tinha mais de  50 anos de carreira – sua primeira gravação foi aos 16 anos, em um disco de Luiz Gonzaga. Colecionou prêmios, entre eles o Grammy Latino de Melhor Disco Regional, em 2002, com Chegando de Mansinho; o Prêmio da Música Brasileira, conquistado em 2008; e o Prêmio Shell de Música, em 2010.

Entre suas composições mais conhecidas estão De Volta pro Aconchego, Isto Aqui Tá Bom Demais, Gostoso Demais (parcerias com Nando Cordel), Abri a Porta (com Gilberto Gil), Quem Me Levará Sou Eu (com Manduca), Eu Só Quero Um Xodó e Tenho Sede (ambas com Anastácia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário