quarta-feira, 1 de maio de 2013

João Havelange renuncia ao cargo de honra na Fifa

João Havelange renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa, que ocupava desde 1998. Oanúncio oficial foi divulgado pela entidade nesta terça-feira, mas o brasileiro já havia deixado o posto há duas semanas. Acusado de corrupção, o dirigente de 96 anos sai de cena antes de sofrer possíveis punições. O presidente do Comitê de Ética da Fifa, Hans-Joachim Eckert, anunciou nesta terça-feira, por meio de um comunicado, que Havelange deixou seu cargo em 18 de abril. A renúncia oficial do cartola brasileiro ocorre no mesmo dia em que o órgão publicou o relatório sobre o caso de corrupção envolvendo a ISL, extinta empresa que foi parceira de marketing da entidade.
andré luiz mello/aeEx-presidente da Fifa, João Havelange vinha sendo acusado de corrupção com a empresa ISLEx-presidente da Fifa, João Havelange vinha sendo acusado de corrupção com a empresa ISL

Com a renúncia, Havelange se livra de receber qualquer punição por seu envolvimento no escândalo da ISL, que declarou falência em 2001. Após suspeitas de corrupção levantadas há mais de uma década, o caso voltou a ser investigado pela Fifa quando a rede britânica BBC publicou uma reportagem, no ano passado, denunciando que a extinta empresa de marketing teria subornado membros da entidade para ganhar os direitos de transmissão da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário