De acordo com o juiz da propaganda eleitoral, José Dantas, há indícios que o resultado da pesquisa, a qual ele não identificou, foi manipulado.
Gerlane Lima
Dantas contou, em entrevista na edição de hoje do Jornal 96, que muitos candidatos estão realizando as suas próprias interpretações sobre as pesquisas de intenções de votos.
Sobre a propaganda eleitoral, o juiz afirmou que elas tiveram um avanço, visto que estão menos manipuladas e mais democráticas. “As campanhas estão sobre controle”, garantiu o juiz. “Os candidatos sabem o que não deve fazer”, afirma.
Além disso, eles também estão cumprindo as regras relacionadas à propaganda nas ruas, como realização de carreatas, comícios e o corpo a corpo. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos devem realizar esse tipo de campanha das 08 às 22 horas.
Nas propagandas do rádio e televisão, o juiz analisou que os candidatos estão dividindo os seus tempos em críticas e propostas. Dantas falou que dos 97 pedidos de direito de resposta, apenas 10% foram atendidos. “Os partidos sabem a forma como o TRE aceita os direitos de resposta”, afirma o juiz.
Gerlane Lima
José Dantas também mostrou a sua opinião sobre a atitude de certos partidos em usar certos candidatos como forma de “puxar” os votos da legenda. O juiz do TRE disse que as pessoas precisam ser educadas para votar melhor nos candidatos.
Apesar dos resultados positivos sobre as campanhas eleitorais, Dantas disse que ainda vai continuar investigando para saber se os candidatos realizaram algum exagero durante as propagandas.
Em Natal, o Exército não vai estar presente na votação no dia 07 de outubro, mas a participação da Polícia Militar. No dia do pleito, o TRE vai fiscalizar bairros onde há casos de compra de votos e outros crimes eleitorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário