Aldair DantasA TIM ficou impedida de comercializar e ativar chips em 19 estados, incluindo o Rio Grande do Norte
As três operadoras planejam investir um total de R$ 20 bilhões até 2014. O dinheiro será usado para melhorar a qualidade dos serviços de transmissão de voz e dados. Segundo o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, os planos apresentados ao longo dos últimos dias convenceram os técnicos do órgão que as empresas têm capacidade para receber novos usuários.
"A ação que tomamos foi preventiva, uma vez que os indicadores de qualidade mostravam que os clientes poderiam ter um prejuízo maior a médio prazo. Por isso pedimos planos de investimentos e melhorias de dois anos e não apenas para os próximos meses", explicou Ramos.
A TIM, que foi suspensa em 18 Estados e no Distrito Federal, prometeu investir R$ 8,2 bilhões no triênio, enquanto a Claro - suspensa em três Estados, incluindo São Paulo - apresentou um plano de R$ 6,3 bilhões. Já a Oi, que foi punida em cinco Estados, tem um plano de R$ 5,5 bilhões, específico para as redes móveis da companhia.
A expectativa da Anatel é de que o atendimento nas centrais da empresa já melhore de forma gradativa ao longo das próximas semanas e meses. "Os problemas verificados nos call centers são questões de gestão e competência das empresas", avaliou o presidente do órgão, João Rezende. Para ele, porém, a melhoria dos indicadores de interrupção de chamadas e congestionamento das redes devem demorar entre quatro e seis meses para ser percebida pelos consumidores.
A Anatel irá fazer um monitoramento trimestral dos planos apresentados pelas empresas em todos os Estados, percorrendo município por município. "E nas 84 cidades com mais de 300 mil habitantes, essa fiscalização será feita por setor, em cada antena", completou Rezende.
Todos os planos apresentados pelas empresas à Anatel ficarão disponíveis para consulta pelos consumidores na página da agência na internet. Apesar de não terem sido suspensas em nenhum Estado, Vivo, CTBC e Sercomtel também terão que apresentar propostas de melhorias do serviço até a última semana do mês.
Saiba mais
A decisão da Anatel de suspender a venda e ativação de novas linhas das operadoras começou a valer no dia 23 de julho. No Rio Grande do Norte, a TIM foi a única operadora a sofrer restrições. A proibição também foi imposto à operadora em mais 17 estados e no Distrito Federal. Já a Oi sofreu restrições em cinco unidades da federação e a Claro em três. De acordo com a Anatel, a suspensão foi motivada pela crescente evolução da taxa de reclamações relativa à qualidade da prestação do serviço. A Anatel exigiu das empresas a apresentação de um Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, detalhado por estado, no prazo de até 30 dias, contendo medidas para resolver problemas ligados em especial ao completamento e à interrupção de chamadas e ao atendimento aos usuários. A liberação de novas vendas estava condicionada à apresentação e aprovação desses planos. Em nota, a TIM afirmou que "assumiu o compromisso - com a execução do Plano de Ações apresentado à Anatel - de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de uma infraestrutura capaz de atender à crescente demanda dos consumidores brasileiros".
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